quinta-feira, 31 de julho de 2014

A disciplina de Mídias e Educação e minhas vivências


Dentre as temáticas que trabalhamos na disciplina de Mídias e Educação, a que foi mais relevante para mim foram as estratégias de endereçamento que discutimos no texto de “A TV que vemos e a TV que nos olha”. Por mais que durante o curso de Pedagogia discutíssemos diferentes formas de produção de significados nos sujeitos, ainda não tinha a visão mais ampla do papel da linguagem nessa significação.
Depois da leitura e discussão do texto comecei a olhar mais atentamente para as imagens e informações que todo momento passam em nossos televisores com um olhar mais crítico, já que como futuros educadores, os sujeitos que estão em nossas salas de aula são interpelados por essas produções e é nosso papel problematizá-las para que o olhar das crianças possa ganhar um caráter mais investigativo.
Essa aproximação da cultura com a escola se configura como uma maneira de considerar a realidade midiática aos quais as crianças estão inseridas fora do contexto da instituição, tornando o currículo mais crítico e próximo de um ideal que considere estes elementos que estão presentes nos processos de constituição das identidades e subjetividades dos sujeitos.
Sabemos que as instituições escolares muitas vezes não estão preparadas para utilizar a televisão e as demais instâncias midiáticas como uma ferramenta de aprendizagem, mas através do olhar crítico do educador, podemos modificar nossos objetivos e práticas pedagógicos para nos adequarmos para a nossa realidade de nossa sociedade.

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