Somos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e o blog foi uma proposta da disciplina de Mídias e Educação. Nosso objetivo é discutir as diferentes postagens vinculadas as redes e mídias sociais problematizando-as como estratégias educacionais.
terça-feira, 27 de maio de 2014
(Re)Produções e (Des)Construções de Gênero nos Episódios de Peppa Pig.
Oi, pessoal! Como estão?
Seguindo nossas discussões sobre a relação da mídia com a educação, trago para vocês um breve relato sobre o trabalho que minha colega Keli Velasques e eu apresentamos na modalidade pôster do Seminário da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura (ABEH), no dia 7 de maio no SIDEC Sul - FURG.
Neste trabalho analisamos como as representações de masculinidades e feminilidades são abordadas em dois episódios do desenho Peppa Pigg, entendendo-os como artefatos nos quais atuam pedagogias culturais envolvidas no processo de construção das identidades dos sujeitos que os assistem.
Para a produção dos dados que foram analisados neste trabalho, observamos como as formas de ser homem e mulher são apresentadas em 2 episódios da animação e como estas podem ser discutidas nas situações do cotidiano da personagem central, amigos e família. Nesses artefatos buscamos observar como as situações apresentadas rompem e reforçam as representações sociais do que é do universo feminino e masculino.
No primeiro episódio analisado, Peppa Pig vai para aula de balé da Madame Gazela. Além das meninas, os meninos também dançam balé e no decorrer do episódio é mostrado que o pai de Peppa, Papai Pig, também dançava balé. Podemos perceber que através da figura do homem que praticava dança o pré-conceito das atividades tidas como femininas é rompido, afirmando que também o homem pode e deve transitar naquele espaço.
No segundo episódio, Mamãe Pig trabalha no computador e Papai Pig cuida do jantar, enquanto Peppa e George querem ajudar a mãe. Nesta situação podemos perceber que o lugar tido cotidianamente como feminino não é reafirmado, trazendo para discussão o papel do pai no cuidado da casa e dos filhos, enquanto a mãe trabalha.
Porém, o desenho também reforça algumas representações tidas como ideais na sociedade, por exemplo, a família de Peppa Pig é formada pelo padrão nuclear heterossexual. Nos episódios analisados nenhum outro tipo de família é mencionado, excluindo possíveis realidades vigentes no público alvo do desenho.
Entendemos que analisar esses artefatos culturais se mostra de extrema relevância, pois percebemos que estes trazem importantes objetos para a discussão das masculinidades e feminilidades no universo infantil, considerando que, as crianças têm acesso a esses artefatos cada vez mais cedo. Através das rupturas que são apresentadas podemos perceber que as mudanças na sociedade estão trazendo outros elementos que instigam à problematização do que é ser homem e mulher, dos espaços que estes podem ou não transitar, como se dá a construção dessas identidades sexuais e de gênero através das representações mostradas em tal.
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